I PRÊMIO DE JORNALISMO MERCADO LIVRE DE ENERGIA ELÉTRICA E ENERGIAS RENOVÁVEIS 2016

Parabéns aos jornalistas vencedores! A energia de vocês foi fundamental para esclarecer as principais dúvidas da população, além de fomentar ainda mais o debate pelo desenvolvimento das fontes renováveis e o mercado livre de energia no Brasil.

Ganhadores

Categoria Mídia Eletrônica Geral

Série Futuro Renovável

Autor: Paulo José Mueller

Categoria Mídia Escrita Geral

Migração de Consumidores para o mercado livre dispara e deve seguir em alta

Autora: Luciana Collet

Categoria Mídia Especializada

PLD: em busca da realidade perdida

Autor: Maurício Godoi

regulamento

I PRÊMIO DE JORNALISMO MERCADO LIVRE DE ENERGIA ELÉTRICA E ENERGIAS RENOVÁVEIS - 2016



Regulamento

1. Do Prêmio

1.1. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre os diversos aspectos que envolvem o mercado livre de energia elétrica e as energias renováveis no Brasil, a Abraceel instituiu o I Prêmio de Jornalismo Mercado Livre de Energia Elétrica e Energias Renováveis. O Prêmio prevê o julgamento e o reconhecimento de trabalhos jornalísticos que abordem o tema, divulgados no período de 1º de janeiro de 2016 a 14 de outubro de 2016, nas categorias:

A) Mídia Escrita Geral (Jornais, Revistas e Internet)

B) Mídia Eletrônica Geral (TVs e Rádios) e

C) Mídia Especializada (Impressa e Digital), reconhecendo os veículos de comunicação que tratam exclusivamente do setor de energia.

2. Dos Trabalhos e das Categorias

2.1. Podem concorrer ao I Prêmio de Jornalismo Mercado Livre de Energia Elétrica e Energias Renováveis trabalhos jornalísticos publicados/disponibilizados em jornais, revistas, sites e emissoras de rádio e televisão de todo o País.

2.2. Serão aceitos trabalhos individuais ou em coautoria, neste caso com no máximo dois autores.

2.3. Não se permite vínculos do autor ou autores com a promotora desta campanha ou qualquer uma de suas associadas.

2.4. Os trabalhos devem ser redigidos no idioma português e devem ter sido publicados/disponibilizados no período de 1º de janeiro a 14 de outubro de 2016.

2.5. Os trabalhos podem ser inscritos em apenas uma categoria, ainda que tenham sido veiculados em plataformas diferentes.

3. Dos Temas

3.1. O conteúdo dos trabalhos inscritos no I Prêmio de Jornalismo Mercado Livre de Energia Elétrica e Energias Renováveis deverá se relacionar com o mercado livre de energia elétrica no Brasil, seus benefícios para os consumidores e a economia em geral, as atividades desenvolvidas no Ambiente de Contratação Livre (ACL) e o seu papel na economia brasileira.

3.2. Os trabalhos em questão também poderão versar sobre os consumidores que optaram pelo mercado livre de energia elétrica e os agentes econômicos que operam nesse mercado.

3.3. Também poderão ser abordadas questões específicas do mercado livre de energia elétrica no Brasil, como questões relacionadas com a regulação setorial, energias renováveis e comparação com outros países.

4. Das inscrições

4.1. A inscrição somente será realizada por completo quando os candidatos acessarem o campo I Prêmio de Jornalismo Mercado Livre de Energia Elétrica e Energias Renováveis no site www.queroenergialivre.com.br. Após o preenchimento da ficha de inscrição disponível nesse campo em sua totalidade, os candidatos enviam os trabalhos inscritos através do próprio site, até a data de 14 de outubro de 2016.

4.2. Para esclarecer dúvidas, a Coordenação do Prêmio coloca à disposição o e-mail [email protected].

4.3. Estes são os formatos dos arquivos que serão aceitos pelo site, no momento da inscrição:

• Jornais e revistas: formato PDF de até 5Mb

• Televisão: formato MP4 de até 15Mb, por meio da colocação de link na própria ficha de inscrição online (caso o arquivo exceda o tamanho de 15Mb, é necessário enviar um link para fazer download ou o link da matéria)

• Rádio: formato MP3 de até 5Mb ou por meio da colocação de link na própria ficha de inscrição online

• Internet: link para a página ou site inscrito

4.4. Os trabalhos eventualmente inscritos por profissionais da direção editorial ou por chefias de redação dos veículos também estão sujeitos ao presente Regulamento.

4.5. Os jornalistas que produzirem os trabalhos em parceria ou em dupla devem mencionar os nomes de todos os participantes na ficha de inscrição.

4.6 As inscrições dos profissionais de Televisão e Rádio só serão validadas se tiverem sido realizadas a serviço de veículos regularmente constituídos e que tenham departamento, núcleo ou outra estrutura de Jornalismo.

4.7. Cabe única e exclusivamente aos autores dos trabalhos inscritos a responsabilidade do conteúdo perante terceiros.

5. Dos critérios de seleção e premiação

5.1. Os critérios de seleção e premiação do I Prêmio de Jornalismo Mercado Livre de Energia Elétrica e Energias Renováveis são:

A) Presença de elementos jornalísticos básicos: objetividade, clareza, riqueza de fontes e dados

B) Didática: reportagens que levem o entendimento do tema à audiência específica

C) Espaço e destaque obtidos pela matéria no veículo, de acordo com as características específicas do meio

D) Clareza na explicação de termos técnicos e jargões

E) Inovação no desenvolvimento da pauta

F) Ineditismo e diferenciação do material jornalístico

G) Correta contextualização do tema na abordagem jornalística

5.2. As reportagens que, na visão dos organizadores, não se encaixarem nos critérios do prêmio serão automaticamente excluídas.

6. Do Júri

6.1. Na primeira fase, um representante de cada empresa associada da Abraceel elegerá as cinco melhores matérias em cada categoria. Posteriormente, uma comissão julgadora elegerá a melhor matéria em cada categoria, a partir das cinco matérias selecionadas pelos representantes das empresas associadas da Abraceel.

6.2. Os integrantes da comissão julgadora do Prêmio serão definidos pela Comissão Organizadora do I Prêmio de Jornalismo Mercado Livre de Energia Elétrica e Energias Renováveis, e terão a responsabilidade de efetuar a triagem dos trabalhos inscritos e indicar os vencedores.

6.3. A comissão julgadora será integrada por profissionais de Comunicação e Jornalismo envolvidos com o I Prêmio de Jornalismo Mercado Livre de Energia Elétrica e Energias Renováveis. Um dos integrantes será indicado relator.

7. Da Premiação

7.1. Serão premiados os primeiros colocados nas três categorias.

7.2. A Comissão Julgadora poderá decidir não conferir prêmio, caso conclua que os trabalhos inscritos tenham tido qualidade insatisfatória ou então não se enquadraram aos temas propostos neste regulamento.

7.3. Os candidatos vencedores de cada categoria receberão um prêmio no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e um diploma alusivo à premiação.

7.4. A relação dos trabalhos premiados será divulgada no site www.queroenergialivre.com.br e os prêmios serão entregues no dia 24 de novembro de 2016, na abertura do 8º Encontro Anual do Mercado Livre, que será realizado no resort Praia do Forte, em Salvador (Bahia).

7.5 As despesas de viagem com partida e retorno dentro do território nacional e hospedagem dos candidatos vencedores correrão por conta da Abraceel.

8. Da divulgação

Os candidatos autorizam a Comissão Coordenadora do I Prêmio de Jornalismo Mercado Livre de Energia Elétrica e Energias Renováveis a divulgar os trabalhos e seus respectivos resumos em qualquer mídia.

9. Casos omissos

9.1 Os casos omissos deste regulamento serão solucionados pela Comissão Julgadora.

fazer download
Voltar para o topo